domingo, 26 de julho de 2009

Elementos de culinária de A a Z - técnicas, ingredientes e utensílios

Produzido por Michael Ruhlman, aqui está toda a informação que você precisa para cozinhar. Nada mais, nada menos. Um livro conciso, que reúne o essencial da arte culinária e oferece muitas dicas sobre como de tornar um excelente cozinheiro. São oito artigos curtos e mais 800 verbetes, que não apenas definem e explicam os usos de ingredientes, utensílios e técnicas culinárias como ensinam a pensar sobre eles de modo a obter sempre os melhores resultados. Se você gosta de culinária, abra já um espaço em sua cozinha para esse exemplar. Uma obra necessária não só para cozinheiros amadores, mas também para profissionais que querem refinar e refletir sobre sua técnica.

A morte do gourmet

Em seu leito de morte, o grande crítico gastronômico Pierre Arthens é tomado pela última obsessão: lembrar-se do sabor que mais o enfeitiçara. A viagem aos meandros do paladar começa na infância do protagonista, quando as artes culinárias da avó desabrocharam seu talento, e termina na consagração do profissional que celebrava deliciado uma simples sardinha frita ou um inesquecível sorbet de laranja. No caminho, ele descreve a descoberta dos sashimis; a sensualidade dos tomates amorosamente colhidos na horta da casa de sua tia; o primeiro gole de uísque; o aveludado erótico da ostra. Sabores e odores misturam-se na memória do agonizante. Em contraponto às suas recordações surgem as vozes das vítimas de seu cinismo e egoísmo: a mulher e os filhos, a amante, o aluno, o gato de estimação e até mesmo a concierge Renée, que os leitores de Muriel Barbery conheceram em "A elegância do ouriço".

A história do império do champanhe e da mulher que o construiu

A história da fundadora de uma das casas de champanhe mais famosas do mundo é contada em "A viúva Clicquot". Resultado de extenso trabalho de pesquisa, a historiadora cultural e biógrafa Tilar J. Mazzeo mostra que, nos séculos XVIII e XIX, Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin foi uma das primeiras mulheres a liderar um império comercial internacional. Viúva aos 27 anos, com uma filha pequena e sem qualquer formação empresarial, esta mulher pioneira, visionária e corajosa, assumiu o controle da vinícola do marido, transformando uma empresa familiar num grande negócio, sob a marca Veuve Clicquot. Sem medo de arriscar a própria independência financeira, ela fez do produto que vendia um sinônimo de luxo e tornou-se uma lenda na França, entrando para a História como a figura empreendedora que abriu horizontes para as mulheres no mundo dos negócios.

República gastronômica da China

Um retrato social da China através da culinária. Pouco depois de se formar em jornalismo, Jen Lin-Liu deixou os Estados Unidos e se mudou para a China, contra a vontade de sua família. Para entender o país de seus antepassados, escolheu o caminho da comida e estudou desde os quitutes mais tradicionais até os banquetes exóticos. Em sua formação como cozinheira profissional, encontrou personagens que lhe mostraram diferentes aspectos de uma sociedade em transição, num regime ainda marcado pelo autoritarismo. Pontuado por deliciosas receitas e vívidas descrições de pratos e refeições, esse é um retrato da China contemporânea pintado com delicadeza, sensibilidade e bom humor, capaz de deixar os leitores com água na boca.. Acompanha 29 receitas de pratos chineses.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O último Chef chinês

Escrito por Nicole Mones, este livro conta a história de Maggie McElroy, uma jornalista norte-americana, viúva, que em meio a descobertas sobre o passado de seu ex- marido, precisa cumprir uma pauta sobre um novo astro da gastronomia que surgiu em Pequim: o chef Sam Liang. Com a ajuda do próprio Sam, Maggie acaba se encontrando no lugar mais inesperado de todos. Ela viveu um ano difícil, mergulhada em depressão após a morte do marido. É quando chega da China a notícia de um processo de reconhecimento de paternidade contra ele. Fazendo uma viagem forçada para entender e tentar resolver a situação, Maggie busca forças no trabalho: autora de uma conceituada coluna de gastronomia, ela aceita a tarefa de escrever um perfil do chef sino-americano Sam Liang. Nascido e criado nos Estados Unidos, ele decidira morar na China para mergulhar nas receitas mais tradicionais do país, datadas do tempo dos imperadores.

domingo, 12 de julho de 2009

Batuque na cozinha

A vida e as receitas de quatro grandes damas do samba: Surica, Neném, Eunice e Doca. É a história das quatro "tias" que venceram as agruras da vida e alimentaram mais de uma geração de sambistas com delícias como rabada, feijoada, cozido e bobó. E prepare-se para um passeio por quintais de chão de terra, fogões de lenha, aromas de temperos, poeira levanta pelos pés na dança do miudinho, sambas memoráveis e personagens fascinantes. Estas quatro senhoras portelenses da melhor estirpe, herdeiras das tias Ciata, Bebiana, Esther, Madalena Xangô de Ouro e Vicentina, são nossas guias nesses reinos em extinção: os quintais do samba. Com destino a região de Madureira e Oswaldo Cruz, latitude e longitude da genialidade carioca. Esta obra apresenta as receitas e as histórias das tia da Portela.

Gastronomia francesa

O Philippe não trouxe apenas os sabores da Provence à Porto Alegre, o que nos permite viajar sem sair de casa e já seria razão suficiente para louvá-lo. Trouxe também um certo espírito provençal que, na gastronomia, inclui a experimentação com novos ingredientes e combinações, sem jamais desrespeitar o básico, e volta e meia nos surpreende com um toque brasileiro onde menos se espera. A sua não é apenas uma cozinha francesa com todas as suas glórias tradicionais, portanto. Também é um exemplo da cozinha desta terra sem fronteiras, esta Provence da imaginação limitada apenas pela criatividade dos grandes chefs.

A Villa

Sophia Giambelli jamais temeu a concorrência. Durante três gerações, os vinhos Giambelli têm sido mundialmente reconhecidos pela sua espetacular qualidade. Orgulho da família e alta executiva de relações públicas, Sophia é apaixonada por seu trabalho, no qual se destaca imensamente. Mas importantes mudanças estão a caminho da Vila Giambelli, que desencadearão paixões perigosas e mistérios capazes de pôr em risco valores e vidas. Dos luxuriantes vinhedos do Napa Valley à eterna beleza de Veneza, a autora número 1 da lista de bestsellers do New York Times tece uma trama de conflito familiar e segredos fatais que ameaçam uma orgulhosa tradição. "A Villa" é um romance que mantém os principais ingredientes das melhores obras de Nora Roberts, cuja narrativa foi aclamada pela revista Publishers Weekly como "pura magia, genial". Quando Tereza, a matriarca da família, anuncia a fusão com a Vinícola MacMillan, Sophia passa a ter uma nova função. Como empresária experiente, sabe que deve estar preparada para tudo... menos para Tyler MacMillan. Eles recebem ordens para trabalhar diretamente juntos, a fim de facilitar a fusão. Sophia precisa ensinar a Ty as particularidades do marketing, e ele, por sua vez, deve mostrar a ela como se agachar e sujar as mãos na terra, e fazer um bom uso do sol, da chuva e do solo para obter as mais doces frutas do vinhedo.

Receitas da cozinha da Máfia

Com este livro, você encontrará o que sempre quis saber sobre a máfia, mas tinha medo de perguntar o que eles comem naquelas refeições maravilhosas. Joseph Iannuzzi, vulgo Joe Dogs, ex-mafioso e sabe-tudo do baralho e da cozinha da máfia, fornece as receitas autênticas que preparava e servia para sua gangue. Pela primeira vez na história, o autor descreve as refeições que mantinha LA COSA NOSTRA bem-alimentada e feliz. E mais: em seu estilo quase sempre hilariante, Joe Dogs intercala suas suculentas e deliciosas receitas com apimentados casos de seu tempo na Máfia. "Receitas da Cozinha da Máfia" não é apenas um excelente livro de receitas, mas também uma grande diversão - e um presente perfeito para o "chefão" de sua família - seja ele ou ela quem for.

Dicionário almanaque de comes e bebes

Este livro, preparado por Cláudio Fornari, reúne definições e curiosidades sobre o universo dos alimentos. Aspectos culturais, informações acessórias e fatos pitorescos são os ingredientes do dicionário-almanaque, que, de maneira simples e interessante, pode ajudar iniciantes e iniciados a entender o vocabulário utilizado no mundo da gastronomia.

Meditando na cozinha

Este livro traz dois anos da produção mais recente de Sonia Hirsch, com direito a um molhinho extra - 21 páginas de receitas e comentários, escritos especialmente para complementar as crônicas originais, elas trazem dicas que vão desde como preparar um jantar saudável a dois até como usar nabo ralado para tirar manchas.

Hospitalidade e negócios - o rei da gastronomia de Nova York conta o segredo

Hospitalidade e negócios conta a evolução de Danny Meyer, de um aspirante a restaurateur até CEO, rastreando seu espírito empreendedor, sua dedicação ao serviço direcionado ao cliente e seus interesses filantrópicos, até seus primeiros modelos; o pai e os avós. Ele também mostra seu amor pela comida na infância e como esse fascínio iria acabar determinando sua carreira. O livro revela histórias cheias de perspicácia sobre chefs, colegas, clientes, orientadores e membros da família à medida que Meyer leva os leitores para os bastidores do fascinante mundo dos restaurantes top da América. Meyer atribui boa parte do seu sucesso às pessoas que trabalham para ele, descrevendo sua fórmula especial para selecionar e motivar empregados excepcionais, e sua crença de administração de baixo para cima. Em Hospitalidade e negócios, Danny Meyer divulga todos os variados ingredientes que combinam para criar uma das mais memoráveis experiências gastronômicas de Nova York e dos Estados Unidos.

Menu di funghi

Composto com ilustrações e fotografias, o livro oferece 100 receitas da chef Silvia Percussi, da tradicional Vinheria Percussi, tendo como base este ingrediente ainda pouco utilizado na culinária brasileira.Ele lembra um caderno de receitas com sotaque italiano: as páginas são pautadas, há dicas escritas á mão pela própria chef e outras de harmonização de vinhos assinadas pelo irmão e sócio Lamberto; ilustrações num traço original se combinam fotos de preparos, utensílios, ingredientes e dos próprios pratos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

A cozinha grega

Elaboradas para você variar à vontade o cardápio da família e surpreender seus convidados, recriando em casa os pratos mais tradicionais da arte culinária internacional. Em todas as receitas você encontrará a lista de ingredientes adaptada aos padrões brasileiros, o tempo de preparo e o rendimento de cada prato. O modo de fazer é detalhado, com explicações passo a passo, muitas sugestões e observações interessantes, fotografias em cores e vinhetas.

O Livro do Cozinheiro

O êxito de qualquer prato depende também da correcta utilização dos utensílios adequados. O "Livro do Cozinheiro" é um guia completo que o ensina a escolher e utilizar o utensílio adequado para cada uma das tarefas necessárias à confecção de qualquer receita culinária.

Gastronomia e Turismo

Os legados históricos estão entre os mais importantes atrativos para o turismo. Basta observar as multidões que visitam Machu Picchu e os castelos e catedrais da Europa. No entanto, os aspectos tradicionais da cultura, como as festas, as danças e a gastronomia, também fazem parte do consumo turístico. Nesse contexto, as receitas culinárias constituem um bem cultural tão valioso quanto um monumento, já que possibilitam entender a história de um lugar por meio de sua gastronomia. Com a cozinha atual sendo afetada pela globalização, que padroniza tudo, esse interesse do turismo pela gastronomia pode ajudar a resgatar antigas tradições que estão prestes a desaparecer. Este livro despertará o leitor para o fascinante mundo da gastronomia e saciará sua curiosidade sobre vários aspectos deste rico segmento do turismo.

O amor se faz na cozinha

Neste livro, Márcia Frazão faz um paralelo entre a arte de cozinhar e de amar, apresentando receitas e os benefícios dos ingredientes e sabores ao nosso corpo, mente e coração. Em "Amor se Faz na Cozinha", Frazão aliou a simplicidade da cozinha da bruxa com a paixão de Afrodite para obter um amor mais maduro, centrado e, por isso mesmo, mais poderoso. A cozinha não só está presente em todos seus livros, como também na sua vida. É nela que efetivamente pratica-se a alquimia, a arte das transformações e da magia!