terça-feira, 30 de março de 2010

Um fio de azeite - no cenário da Úmbria e da Toscana

Uma viagem pelos caminhos do azeite da Toscana. Uma narrativa suave como um fio de azeite. Rosa Nepomuceno brinda os leitores com este incrível presente de Natal: como expert em temperos e especiarias decidiu "formar-se" como conhecedora de azeites. Foi para a Itália onde conheceu os principais produtores, metodologias e produtos. Trouxe na bagagem fotos, histórias e muito conhecimento que transformou em um livro delicioso onde todas as informações técnicas são saborosamente apreciadas pelos leitores. Viajar por um roteiro charmoso, em boa companhia, por um motivo muito nobre e saboroso: visitar belas cidades, conhecer a culinária regional e os seus azeites. Será possível conjugar tudo isso em uma só viagem? Neste livro a jornalista e escritora faz isso numa linguagem sedutora, trazendo muita informação. Você será capaz de embarcar numa saborosa turnê por essas regiões da Itália, na busca dos mais especiais azeites, visitando moinhos, grandes empresas exportadoras, feiras livres e mesas italianas. Com um roteiro que parte da região da Úmbria em direção à Toscana, Rosa passa por cidades interessantes como Perugia, Assis, Massarosa, Lucca e, entre degustações de pratos e azeites, conta a história do óleo de oliva e dos seus processos de produção - nos antiqüíssimos moinhos de pedra ou nos modernos tanques de aço inox. Escrito como um diário de viagem, a narrativa desperta os sentidos e nos liga de forma afetiva à Itália, deixando o didatismo em segundo plano. Na obra estão presentes fotos da viagem e, o que seriam notas de rodapé, transformam-se em charmosos “post-its”. O livro ainda traz capítulos dedicados à dieta mediterrânea (que tem no azeite um ingrediente essencial) e às pesquisas em curso, em vários países, sobre as qualidades nutricionais e os benefícios do azeite. Muitas dicas sobre como escolher e utilizar os azeites lá estão. O chef Marcelo Scofano, companheiro de viagem de Rosa, selecionou as melhores receitas experimentadas no percurso. Mais que informativo, "Um fio de azeite" é um livro saboroso, que valoriza a reputação gastronômica do país e mostra porque a Itália é um fantástico produtor de azeites.

quinta-feira, 18 de março de 2010

O sabor da conquista

Instigante e repleto de insights surpreendentes, "O sabor da conquista" - Veneza, Lisboa e Amsterdã na rota das especiarias oferece uma perspectiva fascinante de como, na busca de um prato mais suculento, o mundo se transformou. Escrito pelo chef e escritor especializado em culinária Michael Krondl, o livro mostra que o comércio das especiarias e seus intercâmbios culturais não serviram meramente para conferir um toque especial às iguarias à mesa – a predileção por especiarias pelos europeus levou a grandes cruzadas, espantosos feitos de coragem e até mesmo à carnificina indiscriminada. Em meio a refeições e histórias contadas por plantadores de pimenta na Índia, navegadores portugueses e venezianos apreciadores de boa comida, Krondl conta a trajetória das especiarias, aproveitando todas as oportunidades para explorar o mundo de outrora e provar seus muitos sabores.

sábado, 6 de março de 2010

Menus: como montar um cardápio eficiente

Esta publicação oferece um estudo pormenorizado do processo de criação, estruturação e elaboração de fichas técnicas e dos métodos formais e informais de obtenção de preços para montagens de cardápios. O livro divide-se em duas partes: Na primeira um interessante histórico acerca do surgimento dos restaurantes e dos cardápios e, na segunda, mais técnica e descritiva, aborda o tema cardápio, apresentando os aspectos mais importantes do seu processo de montagem e criação, estruturação da ficha técnica e dos métodos formais e informais do processo de "precificação". O livro é concluído com a apresentação de um elenco de questões sobre a análise de um cardápio. Obra voltada para o segmento de Alimentos & Bebidas, é indispensável para professores e estudantes de hotelaria, profissionais da área e público interessado.

Você come em francês?

Para se aventurar com propriedade pelo mundo da culinária, não é suficiente decorar fórmulas e repetir nomes bonitos. Para andar sem medo por este caminho de sabores a aromas, o fundamental é entender o que lhe cerca, e esse é o objetivo da obra: Mangez-vous Français?, de Cláudio Fornari. O livro é um verdadeiro instrumento gastronômico-cultural, no qual o leitor encontrará verbetes para centenas de termos comuns à culinária francesa, a mais famosa e apreciada do mundo. E o melhor: Todos os detalhes, origens e curiosidades traduzidos para o português

Embaixada da Itália no Brasil

Além de uma excursão, em livro de arte, pelo belo edifício da representação italiana em Brasília e uma visita à culinária que faz a honra da Casa, tem como proposta ser uma síntese original, primeiro da gastronomia como expressão da cultura milenar da terra dos Césares e, segundo, da atividade institucional da uma embaixada sintonizada com os tempos atuais, conforme expõe o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise. Os textos que precedem o cardápio, a decoração da mesa e o serviço", assinados por Pietro Sferra Carini, adido cultural da Embaixada, são não apenas informações ou sugestões de especialistas neste assunto que vai muito além do cotidiano ou mediano em matéria de receber, mas também, em claro português, "dicas" para quem pretende servir com acentuado bom gosto, sofisticação e brilho, mesmo em recepções descompromissadas com a circunspeção de cerimônias oficiais. Soma-se à gastronomia e ao cardápio a obra-prima que é a arquitetura da Embaixada, projetada por Píer Luigi Nervi. As fotos da construção, tiradas por Romulo fialdini, sublinham com perfeição e presença, aqui, de um país que tem sua face moldada há mais de dois milênios pela escultura, pela literatura, música, civilização. O livro não quer erigir-se como "manual de bom gosto", comenta a embaixatriz, mas fácil verificar que seu conteúdo aponta para tudo aquilo que pode tornar memorávelo o ato de receber. Por último, o cardápio consta de 60 receitas, supervariadas, criações culinárias de duas jovens e conpetentíssimas "chefs": a italiana Rosalia Lo Scalzo e a brasileira Fernanda Thomas Schenkel. Receitas que podem levar o leitor impaciente à sua pronta preparação, para testar, para provar... Embaixada da Itália no Brasil em um testemunho notável da cultura original e antiquíssima deste país mediterrâneo, focando um dos maiores e mais famosos ingredientes da sua presença e influência no mundo: sua gastronomia.

Mordidas sonoras

Sob o título de Sound Bites, a coluna de Kapranos tratava de gastronomia, mas com um ar mais despojado que os rígidos críticos culinários mais típicos dos jornais - o prórpio Kapranos se auto-definia como um ´´gastro-aventureiro, ou algo assim´´. Seus textos concisos, cheios de impressões quase poéticas e bom humor, transformaram-se em livro em 2006. Mordidas Sonoras, traz material inédito e boa parte das colunas do Guardian - que coincidiu com a turnê mundial do Franz Ferdinand, entre 2005 e 2006. Em duas voltas e meia pelo mundo, Kapranos traz impressões alimentares de sua infância, histórias do seu trabalho nas cozinhas de Glasgow, aventuras ninja (com direito a sashimi de fugu - o venenoso baiacu) no Japão, restaurantes fechados aos domingos na França, comida iraniana no Canadá, sorvete de milho verde no Brasil, testículos de boi na Argentina. Num mix de sabores, sons, cheiros e impressões visuais, Kapranos encarna, ao mesmo tempo, o rockstar tranqüilo, o turista acidental e o aventureiro gastronômico, fazendo de Mordidas Sonoras (ilustrado por Andy Knowles, tecladista do Franz Ferdinand) um deleite para o fã de música pop, o leitor de livros de viagem ou o fã de culinária exótca.

Devore-me: amor, sexo e a arte de comer

O grande barato de Devore-me! é que exalta as virtudes do Amor, do Sexo e da Comida, três coisas das quais todo mundo tem experiência e de que todo mundo adora falar. Ao longo das eras, a comida sempre foi sinônimo de prazer hedonista. Encontre a deusa culinária que existe em toda mulher nesta deliciosa oferenda de amor, sexo e culinária. Uma leitura ideal para quem gosta daquele casamento de comida e amor, que sempre dá água na boca.

O cinema vai à mesa

Existem filmes deliciosos e livros para serem devorados. Mas pela primeira vez essas duas formas de arte se juntam em O CINEMA VAI À MESA de Rubens Ewald Filho e Nilu Lebert. Convidar os amigos para ver um filme em casa e depois oferecer-lhes um jantar é algo bastante comum. Mas que tal surpreendê-los com os pratos vistos no filme? Melhor ainda se as receitas forem ensinados por alguns dos maiores Chefs do Brasil como: Adriano Kanashiro, Alessandro Segato, Allan Vila Espejo, Benny Novak, Calors Siffert, Emmanuel Bassoleil, Erika Okazaki, Fabrice Lenud, Hamilton Mellão, Juscelino Pereira, Luciano Boseggia, Mara Salles, Maria Emília Cunali, Mariana Valentini, Marie - France Henry, Mukesh Chandra, Roberto Strôngoli, Silvia Percussi, Thompson Lee e Waldete Tristâo.

segunda-feira, 1 de março de 2010

O avental: memórias de cozinha

Além da forma descontraída da redação e da fácil compreensão das receitas, este livro resgata, em lembranças, uma parte da infância de todos nós em que, em torno da mesa, a família se reunia, festejava e se descontraía. É uma verdadeira volta ao passado. Todos nós temos na lembrança um prato, um doce ou um cafezinho especialmente preparado por nossas mães ou avós, nos almoços de domingo que jamais esqueceremos. Quanta saudade! Naquele tempo o relógio "andava" devagar. Sem pressa. Que delícia! Tudo era em torno da mesa! E é isso que Maria Sylvia Montenegro Bergamo acaba por resgatar, de uma forma muito informal e gostosa, tanto na leitura quanto nas receitas.

Confissão de uma amante de vinhos

Esta publicação é, como resume Luiz Horta, o tradutor, "uma aula de vinhos e de como pouco a pouco a vida de quem os ama acaba por se confundir com eles". Presente na literatura desde a antiguidade - "sem o vinho, não há amor, não há nada que encante os homens", como dizia Eurípedes em uma de suas tragédias, e visto tradicionalmente como o símbolo da juventude e da alegria, o vinho transita por este livro ou nele se fixa feito conhecimento, saber e amostra convinente de como, com ele, a vida pode ser supremamente agradável.Jancis Robinson é um nome importante quando o assunto é vinho. Essa inglesa que é jornalista, editora e crítica de vinhos é tida como uma das grandes autoridades sobre o assunto. Num mundo que ainda é predominantemente masculino, ela é a única mulher com tamanho prestígio. Dentre seus vários livros, “Confissões de uma amante dos vinhos” relata a sua trajetória desde os tempos da faculdades, em que cursou matemática e filosofia, até o posto de uma das maiores referências do mundo dos vinhos.Jancis Robinson é um nome importante quando o assunto é vinho. Essa inglesa que é jornalista, editora e crítica de vinhos é tida como uma das grandes autoridades sobre o assunto. Num mundo que ainda é predominantemente masculino, ela é a única mulher com tamanho prestígio. Dentre seus vários livros, “Confissões de uma amante dos vinhos” relata a sua trajetória desde os tempos da faculdades, em que cursou matemática e filosofia, até o posto de uma das maiores referências do mundo dos vinhos.

A vida sexual dos alimentos

Será que somos nós quem definimos o que vamos comer? Ou somos definidos pelo que comemos? Neste livro, Bunny Crumpacker aborda a dupla comida e sexo de uma forma jamais vista. Com base em pesquisas, insights psicológicos, fatores clínicos e sexuais, fatos históricos e do nosso cotidiano, a escritora faz com que o leitor enxergue a comida com outros olhos. Apesar da seriedade dos temas discutidos, a leitura é leve, repleta de curiosidades e com humor picante. Uma leitura saborosa!