quinta-feira, 29 de abril de 2010

Memórias Gastronômicas

Esse livro apresenta, de forma inédita, pratos típicos do mundo todo em forma de diário de viagem. Além das deliciosas receitas ensinadas passo a passo, que incluem informações sobre ingredientes e modo de preparo, "Memórias Gastronômicas" traz também postais de diferentes locais do planeta, que podem ser enviados para amigos e familiares. As páginas têm bolsos para guardar os postais, cartas com receitas e imagens de várias cidades do mundo e até anotações que podem ser feitas pelo leitor. O livro apresenta opções de massas, tortas, pães, bolos, carnes, frutos do mar e pratos para vegetarianos.

Cozinha: uma questão de amor, arte e técnica

A cozinha é frequentemente uma questão pessoal: observar uma suculenta fruta pode despertar o desejo de inclui-la em determinado contexto; ou comer um simples legume e, por seu intermédio, pretender compartilhar um pouco de felicidade ou de emoção ao introduzi-lo no âmago de uma composição culinária. De que modo? Como determinar as associações?Como elaborar os pratos? Como apresentar o resultado das transformações culinárias? O químico Hervé This e o renomado Chef Pierre Gagnaire nos convidam a refletir sobre o que é arte culinária e o que a define como tal. This propõe a questão técnica e Gagnaire a realiza como artista – uma parceria que nos libera de determinados paradigmas, estimulando uma nova atitude ao cozinhar. Em vez de receitas, projetos, Hervé This introduzirá no cenário gastronômico ideias estéticas, oriundas de outras artes; em companhia de Gagnaire, tais ideias tornaram-se realidade e são apresentadas neste livro.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cozinha para homens e mulheres que gostam de seus homens

Traz receitas bem feitas, claras e bem explicadas. O leitor não só poderá aprender o básico, dando seus primeiros passos na culinária, conforme a ordem indicada de saladas, peixes, aves, carnes e acompanhamentos, sopas, massas e mousses salgadas, como também poderá obter sugestões para o preparo de pratos rápidos e até idéias para improvisar sanduíches incrementados para os dias de preguiça. Usando ingredientes fáceis de se encontrar, ensina a fazer molhos salgados e doces de dar água na boca, além de bolos, pães e biscoitos gostosos e divertidos e, finalmente, aperitivos práticos e bebidas. Tudo isso acompanhado de trechos de escritores consagrados.

Os segredos da cozinha do Vaticano

Nunca, até hoje, alguém havia entrado na cozinha do Vaticano para revelar seus segredos. Eva Celada alcançou essa graça. Além de consultar uma vasta bibliografia, a jornalista teve acesso a cozinheiros, chefes de refeitório, funcionários e cardeais. A originalidade parece sem fim, ao gosto de cada Papa. Dos fogões vaticanos, saíram tentações como os ovos beneditinos (um capricho de Bento XI), a lagosta com trufa branca (habitual nas coroações do Renascimento), a musse de faisão ao molho chaudfroid (prato preferido de Pio VI) ou o maçapão de água de rosas (uma iguaria na Idade Média). Do primeiro acontecimento culinário da cristandade, o menu da Santa Ceia, ao mais recente banquete, o da coroação de Bento XVI, esse livro apresenta um cardápio com mais de uma centena de pratos criados na cozinha mais exclusiva do mundo. Nesta publicação a autora apresenta - além de curiosidades que aparecem nos cardápios dos Papas - os ingredientes e o modo de preparo dos pratos, para que o leitor também tenha a possibilidade de apreciar as iguarias que até então só estavam presentes nos banquetes dos Pontífices.

Unhas, dentes e cuca: prática culinária e papo-cabeça ao alcance de todos

Os autores revisitam o conhecimento clássico da culinária estabelecido nos últimos séculos e apresentam as novas técnicas desenvolvidas pelas indústrias do setor e pelas universidades: uma verdadeira revolução tecnológica. Rigoroso na técnica, inovador no conteúdo e saboroso na leitura, esse livro não é apenas um guia bem temperado para os interessados em aprimorar a arte culinária. É um consistente material de referência para quem busca - como afirmam os autores, Alex Atala e Carlos Alberto Doria - estar atento ao repertório de possibilidades que vem tornando o Brasil um país de destaque no cenário da gastronomia mundial.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Luz, câmara, mesa e ação - o cinema brasileiro na cozinha

Neste livro Berê Bahia une elementos aparentemente distantes - a cozinha e o cinema. Fazendo uma ponte entre seu gosto e criatividade na cozinha, e seus conhecimentos sobre cinema, que sua condição de pesquisadora organiza no tempo, descreve e detalha nos aspectos técnicos, Berê evoca seu sentimento de brasilidade, em tempos em que se perde a identidade regional e nacional devido à padronização alimentar. Neste livro, a autora busca não só o sabor do Brasil, mas também a estética na apresentação dos pratos.

Enciclopédia de Wicca na cozinha

Há uma razão para o caviar ter reputação de ser um alimento de amor, mas um pouco de baunilha ou de hortelã-pimenta também pode fazer maravilhas! Você irá saborear os cogumelos como nunca os saboreou antes, após experimentar os seus efeitos de aumento da intuição, do mesmo modo que mastigar aipo irá lhe soar com um novo significado, conforme ele aumentará o seu desejo sexual e a sua consciência psíquica. Qualquer produto em sua despensa pode ser usado para a transformação pessoal. Desde as alcachofras até os feijões comuns ou a geléia de uva, os alimentos contêm energias mágicas específicas que você pode aproveitar para obter resultados positivos. Esta enciclopédia dos alimentos mágicos oferece vinte e sete das receitas favoritas de Scott Cunningham. Cardápios mágicos para mais de dez finalidades incluindo o amor, a proteção, a saúde, o dinheiro e a consciência psíquica também são apresentados.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Na mesa ninguém envelhece

Neste livro estão reunidos ensaios e crônicas de José Antonio Pinheiro Machado. Um conjunto delicioso de textos com a marca do grande escritor e a empatia, a sofisticação e a descontração do Anonymus Gourmet. Da defesa do ovo às bebedeiras de Hemingway, passando por viagens através de Portugal, pela arte de devorar livros, pelo molho bechamel e o Velho Oeste, por um churrasco em Roma, banquetes dietéticos e prostitutas britânicas.

Comidinhas de rua - deliciosas receitas com os sabores mais autênticos do mundo

Esta publicação apresenta receitas de pequenas porções com os sabores mais incríveis do mundo. São mais de 90 sugestões e todas fáceis de preparar. O chef e autor do livro, Tom Kime, apresenta receitas de saborosas iguarias vendidas em mais de 20 países. O leitor aprenderá a fazer pratos para o café-da-manhã como os mexicanos, almoço como os italianos e jantar como os tailandeses. Dividido entre anotações de bordo do autor, que conta como descobriu os pratos, e as receitas, este livro é ideal para os curiosos e amantes da culinária.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Azeite de oliva - sabor, estética e saúde

O azeite de oliva é um produto alimentar muito antigo, produzido a partir da prensagem de azeitonas. Faz parte da elogiada dieta dos povos do Mediterrâneo, e empresta aos alimentos seu aroma e sabor inconfundíveis. Mas são suas propriedades nutricionais e medicinais que fazem do azeite um alimento especial, que tem sido reconhecido como benéfico para proteger o aparelho cardiovascular, reduzir o "mau" colesterol, elevar o "bom" colesterol, fortalecer o sistema imunológico, ser uma fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento, entre outras funções. Este livro reúne informações sobre as propriedades, usos e aplicações do azeite de oliva na alimentação, no tratamento de disfunções, na estética e cosmética, na prevenção de doenças e na manutenção da saúde, mostrando por que o azeite tem sido tão recomendado na atualidade, e trazendo dicas de como utilizar esse saboroso alimento para ter uma dieta nutritiva, gostosa e muito saudável.