quarta-feira, 9 de março de 2011

Guia de restaurantes do Rio de Janeiro 2011

Edição comemorativa dos 25 anos do guia de restaurantes mais famoso do Rio de Janeiro, aliás, o único disponível no mercado no momento. Restaurantes, bares, pousadas e delicatessens com notas para comida, serviço e ambiente. Informações sobre endereço, horário de funcionamento, estacionamento e cartão de credito. Linguagem divertida e cheio de histórias curiosas sobre os lugares. Texto de apoio em Inglês.

Machado de Assis: relíquias culinárias

Neste livro, Rosa Belluzzo procura redesenhar o Rio de Janeiro gastronômico da época machadiana. Um olhar sobre o que então estava disponível ao paladar de Machado não apenas auxilia um passo rumo ao maior conhecimento da história cultural de sua época, mas aproxima do escritor e permite que se vislumbre o ser humano que partilhou dores e prazeres (inclusive culinários).

Pulperias de Buenos Aires

Quarto título produzido por Pietro Sorba sobre a gastronomia portenha. Neste ele trata das "pulperias", que são armazéns na zona rural da província onde, principalmente se no lugarejo não houver uma igreja, é o seu centro de informações. Ali as pessoas fazem as compras do mês, que são anotadas em cadernetas para serem pagas no final do mês, também é onde são entregues as correspondências e contas a pagar, enfim, funciona como um núcleo para onde se dirigem as pessoas para se manterem a par das novidades, resolver problemas e se encontrar.

Pizzerias de Buenos Aires

Mais um livro escrito pelo Pietro Sorba. Neste ele se refere e indica várias opções de pizzarias, também com mapas de localização, endereços, dias e horários de funcionamento, formas de pagamento e referências de preços. No país que possui o segundo maior consumo de "redondas" depois da Itália, este guia é fundamental para se fazer uma boa escolha entre as milhares existentes.

Parrillas de Buenos Aires

Também escrito por Pietro Sorba, este livro apresenta trinta e cinco nomes de parrillas (churrascarias) onde ele já esteve. Traz comentários, mapas de localização, endereços, dias e horários de funcionamento e indicações de preços, além do prato preferido dele em cada uma. Ótima referência para quem está viajando para a capital portenha.



Bodegones de Buenos Aires

Este livro, para mim, foi um achado. Comprei-o em Buenos Aires e me serviu de guia para experiências gastronômicas diferentes, para sair daquele circuito tradicional das parrilllas (churrascarias). O autor, crítico enogastronômico, é um italiano que se casou com uma portenha e que mora lá há 14 anos. Descreveu muito bem o que é um bodegon: uma casa de comida onde vão os locais com suas famílias, onde se reunem os amigos para beber um vermuth com soda, gêlo e limão e conversar fiado, onde se pratica a culinária trazida pelos italianos e espanhóis que migraram para lá. Traz os endereços, mapas de localização, dias e horários de funcionamento, formas de pagamento e os pratos preferidos do autor em cada um.