domingo, 21 de agosto de 2011

Chocolate amargo

Quem vê o perfeccionista Gordon Ramsay comandando a cozinha do programa Hell’s Kitchen não faz ideia do que ele passou para se tornar um dos mais cultuados chefs do Reino Unido. Em "Chocolate amargo" Gordon abre o jogo, narrando com detalhes a sua trajetória, da infância pobre em Glasgow, Escócia, ao topo da alta gastronomia londrina. Além de, com seu humor característico, revelar como conseguiu atrair a atenção dos telespectadores para o universo à frente dos fogões, panelas e temperos. Um ótimo livro para os fãs do chef e uma grande história de superação e sucesso para aqueles que ainda não o conhecem.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Por uma gastronomia brasileira

O Chef do restaurante D.O.M., em São Paulo, Alex Atala, revela segredos da cozinha. O primeiro volume traz textos sobre a vida do Chef e algumas de suas receitas, acompanhadas de imagens dos pratos. É um livro para ler e ver. Para guardar e usar. Para manusear e apreciar. Nesta obra, Alex Atala relata o resultado do caminho dos alimentos no Brasil, desde a lavoura - onde literalmente colheu o grão, a raiz, a erva - até a mesa, conferindo-lhes um refinamento, que mescla experiência com ciência. O Chef ressalta que os ingredientes também têm história e conta algumas curiosidades, pelas quais o leitor descobrirá alguns aromas e os gostos dos recônditos desse país.



Gastronomia de A a Z

Este é um guia referencial com mais de 5.000 verbetes em línguas francesa, italiana, espanhola e inglesa. O livro busca descrever a denominação e o significado correto de alimentos, ingredientes, condimentos, utensílios, equipamentos, nutrientes e micronutrientes de alimentos. Pode ser recomendado para profissionais, estudantes e amantes de gastronomia, ou para aqueles que queiram conhecer suas origens históricas, geográficas, linguísticas ou culturais.


Mágica na cozinha: curiosidades, truques e fingimentos da gastronomia

Este livro apresenta um dos acervos de informações colecionados pelo autor, Renato Freire, durante anos de experiência gastronômica e lúdica com ingredientes e técnicas de preparo. Além das receitas fingidas, mais de uma centena de verbetes ensinam sobre pratos, ingredientes e os perigos de fraude que os rondam - explicando os fundamentos de muitas substituições ou simulações que permitem reconhecer estas fraudes. Para quem gosta de brincar com aromas e sabores, este livro traz ainda curiosidades, truques e fingimentos da gastronomia e da culinária.


Da colheita para a mesa

As idas ao supermercado e à feira nunca mais serão as mesmas. A partir de agora vão ganhar o colorido das informações sobre as safras de verduras, legumes, frutas e grãos. Se você nunca parou para pensar no quanto os ritmos da terra podem contribuir para uma alimentação mais saudável, este é o momento. As autoras propõem um alinhamento com o que é bom e natural. Com extrema simplicidade, apresentam receitas, sugerem cardápios vegetarianos (sem uso de carne) e mostram como o nosso tempo pode estar em plena sintonia com o tempo dos produtos que levamos à mesa todos os dias.




Comida e cozinha: ciência e cultura da culinária

Este livro, de autoria de Harold McGee, é um clássico da culinária. Aclamado pela revista Time como “uma pequena obra-prima” quando publicado em inglês pela primeira vez, em 1984, "Comida & Cozinha" é a bíblia a que gastrônomos e chefes de cozinha do mundo inteiro recorrem para compreender de onde vêm nossos alimentos, de que são feitos e como a culinária os transforma em iguarias novas e deliciosas. Ele é uma obra preciosa e um compêndio monumental de informações sobre ingredientes, métodos de cocção e prazeres da mesa. Foi escrito para cativar e fascinar a quantos já se dedicaram à culinária, à gastronomia ou mesmo à simples reflexão sobre os alimentos.

AMBIÊNCIAS - histórias e receitas do Brasil

Mara Salles é a Chef que dá vida aos pratos do restaurante Tordesilhas, sempre inovando e trazendo toda a diversidade da comida regional brasileira para o cotidiano da metrópole paulistana. O livro traz receitas para todos os gostos e dá dicas que deixam os pratos mais saborosos – um ingrediente especial, uma técnica específica, um toque de carinho. As receitas vão desde os pratos mais simples do cotidiano, do arroz e feijão à sopinha, fáceis de preparar, passando também pelo clássico cuscuz paulista, até os exóticos sabores da Amazônia, a cobiçada culinária mineira, os segredos do Cerrado e do Nordeste. E nem apenas de receitas se faz o conteúdo desta obra. A autora divide com o leitor as emocionantes histórias das viagens que fez pelos quatro cantos do Brasil – representando uma verdadeira saga desbravadora da riqueza da culinária regional. Prefaciado por Nina Horta, este é um livro especial – rico em aprendizado, sabor, cultura e prosa!