domingo, 22 de abril de 2012

Cozinha italiana: 100 receitas incríveis da fabulosa culinária napolitana

Belíssimo livro de receitas, que traz uma pouco da história da cozinha de Nápoles, com muitas fotos da região, além das que acompanham os pratos. As receitas fazem uso de ingredientes bem variados, próprios da culinária italiana do sul do país, como peixes, frutos do mar, massas, grãos, verduras e legumes frescos. Destaca-se também a predileção de seus habitantes por vinho, queijo, azeite e café de inigualável qualidade, sempre presentes na gastronomia de todo o mundo.

O jantar

O ensaio explora ingredientes do cotidiano para fazer pensar as relações de poder e seus atravessamentos – classe, gênero, cultura e política – no campo da gastronomia. Sem o objetivo de publicar receitas ou técnicas de preparo, Naira Scavone busca despertar o apetite e seduzir o leitor a descobrir e romper a barreira que não é apenas a fome que nos faz comer.

Comendo a grande maçã

Uma das maneiras mais deliciosas de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. E, no caso de Nova York, essa afirmação cai como uma luva: a infinidade de restaurantes, diners, vans independentes (food trucks), quiosques, bares e carrocinhas é a prova da babel de etnias, sabores, texturas e cheiros que a cidade nos apresenta diariamente. Não é fácil escolher o que experimentar nem por onde começar. É aí que entra este guia. Não se trata de colocar o leitor diante da obrigação de conhecer determinados locais, de culpá-lo por não ter investido um bom dinheiro no Per Se ou por não ter experimentado as ostras da Grand Central Station. Pelo contrário. Sem truques nem afetação, o Monstro compartilha suas aventuras calóricas durante seis meses muito bem aproveitados em Nova York, diz Cristina Fibe em seu texto de apresentação. Como o próprio Monstro diz, trata-se de uma “pessoa real”, escrevendo sem amarras sobre uma de suas maiores paixões. O que o autor pretende é ajudar os 350 mil brasileiros que viajam até a cidade todos os anos a entenderem a Grande Maçã e aproveitarem ao máximo as delícias que ela oferece. Ao leitor só resta aproveitar as dicas e o conhecimento do autor para aprender a ser um cliente “acomodado e mimado”, como os nova-iorquinos. Bom apetite!



terça-feira, 10 de abril de 2012

Amo Paris: minha Paris do sabor em 200 endereços

Do croissant matinal à beira do Canal Saint-Martin ao jantar mágico na Torre Eiffel, o estrelado chef Alain Ducasse nos leva à descoberta de sua Paris gastronômica. Um belo livro de reportagem fotográfica traçado de acordo com o desejo de seu coração. O chef revela produtos e histórias de lugares e de encontros por meio dos relatos de mulheres e homens que compõem o receituário culinário ideal para o dia a dia. Este livro fará sonharem todos os que amam o belo, o bom, o verdadeiro, sejam eles parisienses ou não.